sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIVA SÃO SEBASTIÃO (I)

Todos os anos, no dia 20 de janeiro, dia dedicado a São Sebastião, um dos Santos mais venerados pela tradição católica, padroeiro da Capital do Rio de Janeiro, entre os muitos lugares em que é homenageado em todo o Brasil, famílias e comunidades inteiras se reúnem para rezar em agradecimento e louvor.

No nosso querido município, o Santo é o padroeiro de diversas capelas do interior, sendo muito cultuado por suas intervenções protetoras e milagrosas. Em várias localidades são realizadas as tradicionais Rezas.

No Faxinal dos Coutos, Seu Alcindo Zaia e Dona Maria realizam em sua propriedade a Reza, com orações, cantos, procissões e elevação do Mastro. Os anfitriões levam em frente a Reza que vem sendo realizada há mais de 70 anos. O costume foi herdado dos saudosos pais de Dona Maria, Seu Isaias Ferreira de Lima e Dona Dulce Marcondes de Lima.

Na bela propriedade, além da fé religiosa, preservam-se os costumes, os exemplos e o modo de vida simples e acolhedor dos tempos antigos. Tudo ali remete ao convívio harmonioso de um passado de muitas lutas e trabalho com a consciência do dever de preservação das raízes culturais. Uma boa prova disso está na velha fornalha, feita de pedra rejuntada com cinza e barro, onde são assados os deliciosos bolinhos de polvilho servidos aos participantes da Reza. Mais adiante o resistente monjolo testemunha a longa marcha das antigas gerações, conduzindo bravamente nos braços o Pinhão que hoje nos acolhe.

Nas fotos pode-se acompanhar um pouco desse evento de fé, cultura e tradição local. Parabéns a todos os familiares do Seu Alcindo pela organização da Reza e pela bela acolhida a todos os visitantes. Viva São Sebastião!

Procissão do Mastro.
Dona Maria lidera a procissão com a imagem e a bandeira de São Sebastião.
Seu Alcindo Zaia e Dona Maria recepcionando os amigos.
Os anfitriões diante do velho manjolo, instrumento das antigas gerações.
A velha fornalha: pedra, cinza e barro garantem os deliciosos bolinhos e quitutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário