terça-feira, 5 de junho de 2012

IMPREVISÍVEL!

Fonte: imagesCA2USUT7

Em tempos normais, na política, até cavalo voa. Nestes dias de arranjos eleitorais, será possível ver muitos outros quadrúpedes desfilando pelos ares. Não se trata de nenhuma invasão de extraterrestres. Será apenas o anúncio dos novos alinhamentos partidários.

É sempre assim. Quando chega a peleia, a rapaziada se arranja como pode. O improvável acontece. O impossível some. As feridas cicatrizam. As rusgas convertem-se em diálogo. Por aí seguem as costuras políticas, aqui ou em qualquer outro lugar do país. O modelo é utilizado na definição de todas as disputas, nas três esferas de governo. Talvez aí esteja a explicação para a política despertar tantos sentimentos contraditórios de apatia, raiva, entusiasmo e paixão ao mesmo tempo.

Se relembrarmos algumas passagens do cenário político nacional, assimilamos melhor os resultados das atuais e imprevisíveis movimentações. Vamos aos fatos. Quem ouvia os discursos do Lula até a terceira e infrutífera campanha presidencial jamais poderia imaginar o PT de braços dados com José Sarney, Collor de Melo e outras figuras desqualificadas como mentirosos e vendilhões da pátria em outros tempos. Brasília, hoje, é um mosaico incoerente de legendas, formado pela base de apoio ao Governo Federal.

Na última eleição, no Paraná, tivemos a composição do Osmar Dias com o Requião. Adversários radicais nas urnas anteriores, até chegar o santo momento apaziguador e uní-los em nova coligação. Em Curitiba, ocorre o mesmo com a recém anunciada aliança do Gustavo Fruet com o PT. Quando era deputado, Fruet denunciava o envolvimento do PT com o esquema do mensalão e outras vergonhosas traquinagens.


Cheguemos ao tabuleiro eleitoral do nosso município. A oposição nascida nas urnas transformou-se em oposição de mertiolate: quando bateu no governo, sempre cuidou dos ferimentos para não se alastrarem.  Pelas possíveis alianças apresentadas até o momento, sobram misturas inusitadas. O PT anunciou acerto com o PTN, partido até poucos dias da base da atual administração. Com o PSD, partido dissidente do PSDB, está o PPS, agremiação coladíssima ao Prefeito até suposta e recente ruptura. Como se vê, em política, nada pode ser descartado. Tudo pode acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário