sexta-feira, 9 de março de 2012

FALTA MUITO


Todos os anos, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (08/03), manifestações nos mais diversos países exaltam a grandiosidade da alma feminina. O reconhecimento é bastante oportuno, embora não consiga resgatar a dívida acumulada, em termos de respeito à dignidade da mulher, ao longo da marcha evolutiva da nossa civilização.
Ao olharmos apenas a situação da mulher brasileira, resultado da herança histórica de preconceitos e injustiças dos conquistadores europeus, logo percebemos o quanto estamos longe de alcançar a igualdade de condições. Mesmo com os avanços significativos conquistados pelos movimentos emancipatórios, as dificuldades continuam sendo maiores para o acesso e para a evolução nas carreiras profissionais femininas, com a consequente remuneração inferior, comparada à média salarial paga aos homens, nos mesmos cargos.
Fonte: imagesCA0IDZJQ
A ascensão da primeira mulher ao cargo de Presidente da República pode até diminuir, porém não elimina os efeitos perversos dos mais de quatro séculos de ausência da figura feminina nas urnas. A composição das casas legislativas, nas três esferas de governo, demonstra a baixa influência da mulher nas decisões e na edição das leis. Do Congresso Nacional às Câmaras Municipais, a desproporção entre as bancadas denuncia a enorme distância a ser percorrida pela mulher para se aproximar, de fato, do papel de protagonista no cenário político nacional.
A legislação eleitoral apresenta um esboço para equilibrar as forças políticas ao garantir pelo menos 30% das vagas a candidaturas do sexo oposto. Um passo significativo, sem dúvida. Entretanto, na prática não produz a eficácia desejada. São raros os partidos com número suficiente de mulheres para participar das eleições. Resultado: chapas incompletas, destacando-se o registro de poucas corajosas e valorosas candidatas.
Fonte: imagesCANHNW10
              Em outras áreas da administração pública ou do setor privado, a mulher conquistou maior espaço, seja pela aprovação em concursos ou por sua notória e peculiar capacidade técnica. Mesmo assim, enquanto os destinos da sociedade forem decididos majoritariamente pela ótica masculina, as belas mensagens expressas no dia das mulheres serão sempre incompletas. Além das felicitações, é preciso apoiá-las na conquista de mais cadeiras nos poderes da nossa, ainda, masculinizada República!

Nenhum comentário:

Postar um comentário