terça-feira, 24 de abril de 2012

CHOQUES FATAIS

Fonte: imagesCA8DE4WK
                      Há cem anos as águas do Atlântico Norte recolheram o Titanic em suas profundezas. Porém, sua história permaneceu na superfície das catástrofes mais surpreendentes do século. O naufrágio do maior transatlântico até então construído alcançou nossos dias como símbolo da fragilidade do ser humano, mesmo com sua incontestável capacidade de realizar fabulosos projetos tecnológicos.

 Imponente, seria impossível afundar, conforme anunciavam seus construtores. Logo na primeira viagem não superou as manobras inclementes do acaso! Por isso, a tragédia, amplamente reproduzida no cinema e em documentários, segue transmitindo inúmeras mensagens muito além dos domínios da navegação. Pela dimensão do acontecimento, as lições de vida se multiplicam, apontando para a necessidade de se redesenhar a convivência em nossa sociedade injusta e desigual.

Infelizmente, as diferenças entre as condições de salvamento da primeira classe e dos viajantes menos privilegiados são reproduzidas em terra firme. A situação econômica, por si, garante vagas nos melhores atendimentos, seja nas questões de assistências emergenciais ou de qualquer outro setor de prestação dos serviços públicos. Com dinheiro, diminuem-se os riscos de perecimento quando as necessidades colocam perigosos obstáculos no caminho das pessoas. Na acirrada competição pela sobrevivência, a solidariedade sempre é a primeira a sucumbir. Salva-se apenas quem pode!

Mesmo com a indiferença comportamental dos espectadores, o trágico fim do Titanic transmite às sucessivas gerações o sinal de alerta da humildade. O colosso dos mares, recoberto de bactérias no fundo do oceano, sinaliza para evitarmos o terrível equívoco de nos sentirmos imbatíveis. Até os mais poderosos estão sujeitos de ir a pique! Basta um descuido ou um deslize promovido pelo sentimento de grandeza para a viagem terminar antes e de forma bem diferente do previsto.

A moderna tecnologia há muito superou as falhas do gigantesco vovô submerso. Hoje, tornou-se mais seguro navegar. Nesse sentido, também precisamos melhorar as nossas atitudes.  Ao nos lançarmos nas travessias deste mundo, podemos evitar muitos choques fatais. Aprendermos com as falhas anteriores, livrar-nos do peso excessivo da arrogância, são medidas fundamentais para conduzirmos a embarcação da vida em segurança até o seu destino final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário