sábado, 28 de abril de 2012

NO MESMO HORIZONTE


Fonte: www.facebook.com
No último domingo, Prudentópolis encantou o Brasil. Com a participação engajada e contagiante de seu povo, o município venceu a disputa no quadro a “Dança da Galera”, do Domingão do Faustão. Uma festa emocionante para todos os paranaenses. As sombrinhas coloridas embaladas com tanto entusiasmo elevaram a cultura prudentopolitana para além dos horizontes de suas fronteiras.
Fonte: danca-2_620[1]

Por isso, durante a apresentação fomos incluídos na mesma torcida. Além da proximidade e das condições geográficas, guardamos muitas outras semelhanças quanto ao estilo e ao modo de vida, típicas das cidades interioranas. Claro, deve-se resguardar as especificidades étnicas e culturais. No caso, a forte colonização ucraniana, carro chefe da formação histórico-social de Prudentópolis. Porém, o jeito simples e acolhedor das pessoas faz as características de toda a região convergirem para o mesmo ponto, incluindo-se aí todos os municípios do entorno de Guarapuava.

A simplicidade da vida do homem da roça, no cultivo do feijão, no trato com os animais, destacou-se na reportagem. Ao lado das belas paisagens naturais, os costumes e a maneira espontânea de agir conquistaram o público. A vitória veio desse comportamento social composto por muita originalidade, franqueza e respeito, tendo como cenário o verde das matas dos faxinais, em contraste com os riachos cristalinos e as cachoeiras paradisíacas.


No belo espetáculo, também foi possível reconhecer um pouco do Pinhão com suas maravilhas étnicas, culturais e paisagísticas. No domingo mesmo, antes de assistir ao show dos nossos vizinhos, acabávamos de chegar do Faxinal dos Coutos, onde passamos o final de semana, com toda a família, na Pousada Paiol, do nosso amigo Dino Bággio. Um recanto magnífico, formado no vale do Iguaçu. Excelente opção para desfrutar o sossego reconfortante das dádivas da natureza, acompanhado da farta mesa campeira, sem falar na caipirinha do alambique e do encorpado vinho colonial.

Dessa maneira, o destaque televisivo de uma cidade próxima serviu para elevar nossa autoestima local e regional. Por um momento, acompanhamos riquezas humanas e naturais, parecidas com as nossas, seduzirem os maiores centros urbanos do país. Prudentópolis demonstrou-nos como se faz isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário